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Sociologia

Natureza S. A. - O consumo verde na era do Ecopoder

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Fred Tavares e Marta de Azevedo Irving

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Descrição do Produto

A questão ambiental se constitui como tema estratégico na contemporaneidade, diante do cenário de crise global provocada pelo esgotamento dos recursos naturais não-renováveis do planeta e pela ruptura ética decorrente de um modelo de desenvolvimento centrado na noção de crescimento econômico e no protagonismo do mercado na produção de desejos permanentemente insaciáveis.

Partindo desse olhar, esta publicação procura interpretar o consumo verde, sob a ótica psicossocial, através de uma reflexão baseada em alguns referenciais construídos a partir da Sociedade de Controle, do Capitalismo Mundial Integrado e da Modernidade Líquida - orientados pelas discussões de Gilles Deleuze, Félix Guattari e Zygmunt Bauman, além de outros pensadores vinculados a esta temática. Sob a ótica construída, através de um rizoma, se dinamiza uma rede formada por diferentes atores sociais (Empresas, Consumidores, Mídia, ONGs e Governo), que produz esse consumo, neste caso, ilustrado no caso brasileiro.

Assim, a partir da perspectiva de sustentabilidade ecológica adotada pela sociedade contemporânea como alternativa e resgate de um processo histórico de desvalorização da natureza, os recursos naturais passaram a ser reinterpretados na configuração de um consumo qualificado como verde, que produtiliza a natureza (produtos verdes) e a produção de uma subjetividade capitalística (o modo de ser ecologicamente correto), na qual as relações entre sociedade e natureza são, de forma ecosófica, atravessadas pelas redes do mercado, por meio de um rizoma verde. Neste movimento, o regime de Biopoder se desloca para uma faceta socioambiental, configurada em Ecopoder, através de um Ethos ambiental, que capitaliza o que não era capitalizável (ou seja, a vida), por intermédio da corporificação dos valores da natureza, tanto como um bem de consumo, quanto pela importância de sua proteção para o futuro do planeta e do mercado.

Com este enfoque, este livro que aborda a questão interdisciplinarmente, é destinado a todos aqueles que se interessam pelo tema e visa trazer à reflexão uma provocação: em que medida somos protagonistas deste rizoma como cidadãos ou como atores alienados de um processo global que nos automatiza e nos faz acreditar em desejos multicoloridos e permanentemente inalcançáveis?
 
Especificações
 
272 páginas - 17x24 - ISBN 978-85-7656-160-6 - Primeira Edição - 2009

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